sexta-feira, 8 de maio de 2009

Conhaque com sal

Em 2000 estávamos eu e alguns amigos a trabalho fora da nossa região. Nos fins de semana quase todos viajavam para cidades vizinhas às vezes devido ao tempo, como frio ou chuva, ficávamos na cidade e procurávamos coisas para fazer como visitas a monumentos ou museus e almoçar tarde em um restaurante chinês. A cada quinze dias em uma localidade próxima tinha uma grande feira que vendia roupas, eletrônicos e muita comida.

Resolvemos ir à feira no sábado, nos encontramos pela manhã e fomos andando pela orla, cerca de 40 minutos. No caminho um de nossos amigos estava resfriado e já mostrando que viria uma gripe forte pela frente, outro da turma receitou uma bebida quente em pequenas doses, para ser mais preciso uma dose a cada duas horas “conhaque com sal” não levamos a sério, mas tinha um pouco de razão, a bebida era quente.

Chegando a rua da feira nosso amigo logo procurou um bar e pediu uma dose de conhaque com sal, tomou e saiu a visitar as barracas e todas as novidades que havia. Passado algum tempo resolvemos fazer um lanche e entramos em uma lanchonete, cada um fez seu pedido e nosso amigo pediu outro conhaque com sal. Voltamos à feira para a parte de roupas e mais tempo, entre serve ou não serve para levar pro filho, mulher e finalmente após três horas de vai e vem resolvemos ir embora e nosso amigo sumiu, procura daqui e dali o encontramos em outro bar bebendo outra dose de conhaque com sal.

Reunida à turma, entre pacotes e bolsas saímos da feira e pegamos o caminho de volta para casa. Nosso amigo já estava meio tonto, falava enrolado e meio mole das pernas e o caminho era longo. Em menos de quinhentos metros sentamos em um banco para que nosso amigo respirasse, retomamos a caminhada, mais um tempo outro banco, então pegamos suas bolsas e sacolas para outro levar. Mais algum tempo e foi ficando pior e já destacamos um outro amigo para ser a âncora, pois o cara já estava mal.

Levamos certa de duas horas para chegar a casa e o pior que além da gripe forte que veio depois, nosso amigo ainda ficou dois dias com problema de estômago devido ao maldito conhaque com sal que não receito para ninguém.


2009.