quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Lua.

Algum tempo eu voltei a observar a lua, a vida corrida da cidade, a pressa do dia a dia para o trabalho, os estudos tudo que nos impede e nos faz esquecer de olhar para cima onde deveríamos mirar todos os dias para agradecer e rogar para a saúde, as amizades e a esperança de dias melhores. Lembro-me que adolescente eu deitava na grama ou na areia da praia para observar a lua e contar estrelas. Quando estávamos em turma era melhor, pois estes encontros moviam conversas longas, além de que não tínhamos preocupações com o futuro apesar de já traçar alguns caminhos, todos embalados pela claridade da lua. Dias atrás numa conversa com um amigo me disse que na fazenda do sogro nos fins de semana ele perde tempo olhando a lua. Eu continuo amigo da lua, mesmo na cidade, em noites de lua cheia eu olho para cima, da janela, da varanda ou no quintal deitado na grama sinto emoções diferentes.
- Tente de vez em quando não esquecer da lua, resgate o romantismo.

Frederico Garcia Lorca.

Poeta espanhol. Nasceu em 5-6-1899, em Fuentevaqueros e morreu em agosto de 1936, em Granada. Destacou-se também como ensaísta e dramaturgo. Tinha propensão para a música e para a pintura. Usava para suas poesias especialmente temas folclóricos. Foi assassinado por franquistas. Entre as suas obras, podem ser mencionadas: Primeiro Romanceiro Gitano, Poema do Canto Pofundo, A Sapateira Prodigiosa e Bodas de Sangue.

Lições de ecologia.

Ecologia – Empregado o termo pela primeira vez em 1869 pelo zoólogo alemão Haeckel. Tornou-se pública em 1895 quando o botânico alemão Warming publicou a obra “Geografia Vegetal Ecológica”.

Conceito – A Ecologia é importantíssima. Dela depende o futuro da humanidade. A ecologia estuda a relação entre o homem, o animal e o vegetal.

Obs. Em 1869 Haeckel já tinha a mentalidade da conservação do meio ambiente!